terça-feira, 3 de agosto de 2010
Ser fã.
Estava, durante esta semana que se passou, observando o famoso cantor - e agora ator- Justin Bieber e percebi que as pessoas são super, ultra, mega fanáticas, morrem e ''matam'' de amor por ele.O que levam as pessoas a terem sentimentos tão fortes dessa forma? Não estou aqui julgando os fãs ou o próprio cantor, e sim, usando-o de exemplo para fazer o seguinte questionamento: Quando admiração passa a ser doença?
No dicionário, a palavra fã significa ''Pessoa admiradora de um artista de cinema, rádio ou televisão. O que tem muita admiração por alguém.'', mas na prática, as coisas não são bem assim; vemos isso principalmente quando o assunto é bandas teens.
Jonas Brothers e RBD são exemplos de ídolos que arrastaram milhares de fãs para os estádios e portas de hotéis por onde passaram e - no caso do Jonas - ainda passam.
Os fãs do RBD foram os que mais me surpreenderam: foi algo explosivo! Eles eram tão fanáticos, tão apaixonados pelos integrantes, que acabavam brigando entre si.Os fãs passavam horas em votações, enquetes, todo o tipo de coisa pelo RBD.Existiam/existem até famílias rivais. Quem não conhecia a famosa R.O. x Familia Morumbi? É claro que não podemos esquecer que, com o fim da banda, os fãs entraram em completo desespero onde houve até quem se suicidou em função disso.Tirando a parte do suicidio, os fãs dos Jonas Brothers não ficam muito atrás (mas também, como resistir ao charme desses garotos?): no ano passado, quando o grupo passou pelo país, fãs acamparam dias em frente ao estádio do Morumbi e no Hyatt onde Nick, Kevin e Joe Jonas estavam hospedados.Recentemente, uma fã postou uma foto no twitter onde estava exposta uma tatuagem com o símbolo da banda. Seria isso amor ou loucura?
Muitos questionam o comportamentos dos fãs, julgam esse fanatismo como doentil, alegando que, por mais que você goste de alguém, deve estar ciente de que ele não passa de um ídolo. Mas, talvez esse tipo de fãs exista pois eles se identificam, se encontram, se inspiram. Existam talvez, pois veem em seu ídolo alguém em quem se espelhar, alguém como exemplo de vida, de força, as vezes até, de superação. Esse é um assunto que gera muita discussão, por isso, não darei uma conclusão a ele. Isso é algo complexo, pois só os fãs podem explicar o sentimento que habitam neles. E sempre, SEMPRE, os fãs vão existir.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ai Camilote, sou sua fã! *-*
ResponderExcluir"Existem/existem até famílias rivais."
ResponderExcluiraaah, quase me vi nesse texto *-*
'R.O. x Familia Morumbi'
ResponderExcluirHSUAHUSAHUI eu lembro disso *-*
e você nem deixou super claro que é fan de RBD, né? *-----*